30 de novembro de 2021

Fale tudo em ingles

Blog que ajuda a melhora seu inglês!

Graduate

Graduate

Como verbo graduate significa “formar-se”, “diplomar-se”. Como substantivo, é empregado nos EUA para referir-se a alguém que acabou de concluir o ensino médio (colegial) ou universitário. Talvez você se lembre do clássico The Graduate, com o ator Dustin Hoffman fazendo o papel de um jovem indeciso que acabava de concluir a faculdade. (No Brasil, esse filme recebeu o título A Primeira Noite de um Homem, agora lembrou,não?)

As confusões em torno dessa palavra surgem quando a vemos em termos como graduate student ou graduate school, cujos significados respectivos são aluno de pós-graduação e pós-graduação. A explicação é que uma graduate school é para alunos já graduados e que portanto dão continuidade aos seus estudos em nível mais avançado (pós-graduação). O mesmo ocorre com graduate student, que, por já ser graduado, equivale ao nosso estudante de pós-graduação. É claro que os ingleses, que são quase sempre diferentes em tudo, utilizam uma outra palavra, postgraduate, para referir-se ao estudante de pós-graduação. Confira os exemplos abaixo:

Do you plan to go on to graduate school after you finish college?
Você planeja fazer pós-graduação depois de terminar a faculdade?

“I’m interested in pursuing a graduate program in physics”, Neil told his friends.
“Estou interessado em fazer pós-graduação em física”, Neil disse aos amigos.

Talvez você esteja agora se perguntando, como dizer então “aluno de graduação”? Por não serem ainda formados, os estudantes de graduação são chamados nos EUA de undergraduate students. Veja o exemplo abaixo:

Even though Sean is still an undergraduate student at Harvard he is already thinking about a master’s degree at MIT.
Embora Sean ainda seja aluno de graduação na Harvard, ele já está pensando no mestrado no MIT.*

*MIT: Massachussets Institute of Technology

Referência:“Falsos Cognatos – Looks can be deceiving! – José Roberto A. Igreja, Disal Editora

Quer ter aulas de conversação em inglês online? Clique aqui!