26 de fevereiro de 2024

Fale tudo em ingles

Blog que ajuda a melhora seu inglês!

Book: “How do you say … in English?”, reviewed by Ulisses Wehby de Carvalho

Aposto que, pelo menos uma vez na vida, você não encontrou uma resposta satisfatória para a pergunta How do you say … in English? Só uma vez? Sejamos realistas, foram dezenas, talvez centenas de ocasiões em que você ficou sem resposta, não é mesmo? Pois bem, o mais recente livro de José Roberto A. Igreja, que acaba de ser lançado pela Disal Editora, veio solucionar esse problema para professores e alunos de inglês. Em How do you say … in English?, você encontra mais de 500 expressões coloquiais do português contemporâneo e seus equivalentes em inglês.

É evidente que dominar a estrutura gramatical de uma língua estrangeira não é suficiente para se expressar de maneira natural neste idioma. Empregar corretamente expressões coloquiais, frases fixas e combinações comuns de palavras (collocations), provérbios e ditados é fundamental para que o discurso tenha naturalidade e aquele “sabor” especial que todos procuram. Embora algumas expressões tenham equivalência literal, a tradução ao pé da letra pode, na maioria das vezes, criar situações embaraçosas. How do you say … in English? aborda expressões e coloquialismos de ambos os tipos.

Ao consultar esta obra, além, é claro, de solucionar dúvidas pontuais, você amplia seu conhecimento de vocabulário e de expressões coloquiais, passa a se expressar com mais naturalidade e a compreender diálogos informais, enfim, encontra respostas que não são normalmente apresentadas em dicionários convencionais.
Além disso, o livro oferece exemplos contextualizados, dicas valiosas e informações culturais que facilitam a compreensão e a aplicação destas expressões. “Foi a gota d’água”, “dar o fora em alguém”, “pular a cerca”, “desculpa esfarrapada”, “dar água na boca”, “abusar da sorte”, “alma gêmea” e “leão-de-chácara” são apenas alguns exemplos deste lançamento da Disal Editora. Recomendo How do you say … in English? para todos os que lidam com o idioma inglês, em especial para os professores que já se cansaram das “saias justas”.

Ulisses Wehby de Carvalho é Intérprete de Conferências e autor dos livros O Inglês na Marca do Pênalti (Disal Editora), Dicionário das Palavras que Enganam (Editora Elsevier)Guia Tecla SAP – Armadilhas de Tradução, Guia Tecla SAP – Falsos Cognatos e Aprenda Inglês com humor – Micos que você não pode pagar (Disal Editora). Ulisses é também o idealizador e responsável pelo blog www.teclasap.com.br

Referência: “How do you say … in English?” – José Roberto A. Igreja, Disal Editora.

José Roberto A. Igreja is the author and co-author of several ELT books, including:

LET´S TALK ABOUT IT! – The Ultimate ELT Conversation Book 

Available on Amazon (e-book) and UICLAP (print book)

A BRAND-NEW ELT BOOK!

Let's Talk About It!: The Ultimate ELT Conversation Book (English Edition) por [Jose Roberto A. Igreja]

600 Phrasal Verbs (with Jonathan T. Hogan)

Talking Business

How do you say … in English?

Fluent Business English (with Robert C. Young)

What to say when …?

Fale Tudo em Inglês AVANÇADO

English for Job Interviews (with Robert C. Young)

Fale Tudo em Inglês!

Fale Tudo em Inglês – LIVRO DE ATIVIDADES

Fale Tudo em Inglês em VIAGENS!

Fale Tudo em Inglês nos NEGÓCIOS!

Fale Tudo em Inglês nos NEGÓCIOS – LIVRO DE ATIVIDADES

Inglês Fluente em 30 Lições

Fale Inglês como um Americano (with Robert C. Young)

Como se diz em inglês?  –  Now also available as an ebook!

Inglês de Rua – American Slang (with Robert C. Young) – Now also available as an ebook!

Guia Prático para a comunicação em Inglês

False Friends

American Idioms! (with Joe Bailey Noble III)

Say it all in Brazilian Portuguese!