Reviews: Books

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

Resenha do livro “How do you say in English?”

Aposto que, pelo menos uma vez na vida, você não encontrou uma resposta satisfatória para a pergunta How do you say … in English? Só uma vez? Sejamos realistas, foram dezenas, talvez centenas de ocasiões em que você ficou sem resposta, não é mesmo? Pois bem, o mais recente livro de José Roberto A. Igreja, que acaba de ser lançado pela Disal Editora, veio solucionar esse problema para professores e alunos de inglês. Em How do you say … in English?, você encontra mais de 500 expressões coloquiais do português contemporâneo e seus equivalentes em inglês.

É evidente que dominar a estrutura gramatical de uma língua estrangeira não é suficiente para se expressar de maneira natural neste idioma. Empregar corretamente expressões coloquiais, frases fixas e combinações comuns de palavras (collocations), provérbios e ditados é fundamental para que o discurso tenha naturalidade e aquele “sabor” especial que todos procuram. Embora algumas expressões tenham equivalência literal, a tradução ao pé da letra pode, na maioria das vezes, criar situações embaraçosas. How do you say … in English? aborda expressões e coloquialismos de ambos os tipos.

Ao consultar esta obra, além, é claro, de solucionar dúvidas pontuais, você amplia seu conhecimento de vocabulário e de expressões coloquiais, passa a se expressar com mais naturalidade e a compreender diálogos informais, enfim, encontra respostas que não são normalmente apresentadas em dicionários convencionais.
Além disso, o livro oferece exemplos contextualizados, dicas valiosas e informações culturais que facilitam a compreensão e a aplicação destas expressões. “Foi a gota d’água”, “dar o fora em alguém”, “pular a cerca”, “desculpa esfarrapada”, “dar água na boca”, “abusar da sorte”, “alma gêmea” e “leão-de-chácara” são apenas alguns exemplos deste lançamento da Disal Editora. Recomendo How do you say … in English? para todos os que lidam com o idioma inglês, em especial para os professores que já se cansaram das “saias justas”.

O autor da resenha
Ulisses Wehby de Carvalho é Intérprete de Conferências e autor dos livros O Inglês na Marca do Pênalti (Disal Editora), Guia Tecla SAP – Armadilhas de Tradução, Guia Tecla SAP – Falsos Cognatos e Aprenda Inglês com humor – Micos que você não pode pagar (Disal Editora). Ulisses é também o idealizador e responsável pelo blog www.teclasap.com.br

Referência:How do you say … in English?– José Roberto A. Igreja, Disal Editora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *