HOT DOG
É o trivial “cachorro-quente”, sanduíche de salsicha quente, com ou sem mostarda, ketchup , etc.
Mas qual é a relação de cachorro (dog) com esse sanduíche? Um cão da raça alemã Dachshund (bassê, cão comprido e magro, também conhecido por salsichinha ou linguicinha) pode ter sido a inspiração do nome desse sanduíche muito popular e conhecido internacionalmente.
Diz a lenda que um açougueiro alemão teria batizado as salsichas que fabricava com o nome da raça de seu cachorro (bassê), talvez pelas características: comprido e magro. Por volta de 1880, outro alemão que imigrara para os Estados Unidos levando esse tipo de salsicha, criou um sanduíche quente, feito com pão, salsicha e molhos. Há relatos de que teria sido por volta de 1900, nos estádios de beisebol de Nova Iorque, que esse sanduíche teria se popularizado.
Os vendedores ambulantes gritavam Get your hot Dachshund!, o que chamou a atenção de um cartunista da época, Tad Dorgan, que resolveu fazer um cartum cômico, com um cão Dachshund dentro de um pão e a legenda Get your hot dog!(Pegue o seu cachorro-quente!). O nome alemão Dachshund não era familiar e Tad o teria substituído por “cachorro-quente”, dessa forma descomplicando e ao mesmo tempo acrescentando uma pitada de humor. O nome hot dog pegou e em pouco tempo as pessoas passaram a pedir o sanduíche por esse nome.
Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), por influência da cultura americana, o hot dog conquistou gradualmente o seu espaço no Brasil, passando a ser conhecido tanto pelo nome original em inglês, como pela tradução literal desse termo em português, “cachorro-quente”.
O INGLÊS NOSSO DE TODO O DIA é um livro recomendado a todos os brasileiros que desejam ter um melhor domínio de seu próprio idioma e ao mesmo tempo aprofundar o seu conhecimento da língua inglesa.
Você pode encontrar este novo livro na Amazon ou Disal.
José Roberto A. Igreja is the author and co-author of several ELT books, including:
600 Phrasal Verbs (with Jonathan T. Hogan)
Fluent Business English (with Robert C. Young)
English for Job Interviews (with Robert C. Young)